7/8/06

jornalismo...

hoje me sinto compelido a falar sobre peridioticismo...

os floreios da frase acima já são determinantes sobre um dos aspectos problemáticos do jornalismo...
enfim, acho que todo problema (antes de falar da técnica textual) está intimamente ligado à verdade!

primeiro devemos entender que verdade é um conceito abstrato... não existe verdade absoluta. a aprtir do momento que se entende que os cinco sentidos estão aqui mais como filtradores de informação que captadores em si compreendemos que não há como entender que existe uma verdaed única e absoluta...afinal, como provar que a verdade captada pelos meus sentidos é a mesma da captada por outra pessoa que experienciou o mesmo fato, mesmo que seja ao mesmo tempo...

faça a experiencia! pegue dois equipamentos de registro visual (vídeo ou foto) idênticos e dê a duas pessoas quaisquer e peça para registrarem um evento qualquer... existirão discrepancias tão grandes sobre o que foi registrado que é difícil pensar que as fotos foram tiradas simultanemente!

dito isso, como pensar que um texto, de uma pessoa que não esteve lá, que apenas ouviu quem esteve lá (lá, eu me refiro ao acontecimento em si) pode ser objetivo, imparcial?

enfim, eu acredito que o jornalismo deveria ser feito de forma mais poética (ah! bons tempos os de João do Rio!) sem essa técnica burra que prende a cabeça das pessoas ao invés de tentar apreender aspectos mínimos da verdade...

verdade? verdade é o que eu penso! é a minha verdade! e de ninguem mais! e que o que eu digo que é que seja!

realidade é produção! é construção! eu monto a minha realidade de forma que eu seja a pessoa a estar ciente dela mesma!

parece loucura?

...loucos são os que se permitem contaminar pela realidade dos outros...
...loucos são os que não produzem sua própria realidade!!!

2 comments:

Anonymous said...

Viva João do Rio!
bjk.

Anonymous said...

abaixo o lide!

eu quero mais é dizer a minha verdade.

o que eu vejo e sinto é suficiente pra me fazer acreditar.

[faz artes cênicas, letras, belas artes! jornalismo é a maior furada. (mas também não precisa apelar e fazer direito, néam? :) )]