4/8/06

como ser fã...

esses dias me deparei com um curioso tópico na comunidade (orkut) do Los Hermanos.
se tratava de um manual de comportamento dos fãs da banda.
poucas coisas que vi na minha vida me pareceram tão pouco oportunos. afinal de contas, para gostar de algo é realmente necessário se comportar de uma forma específica? nós temos tanto medo da rejeição assim?
quer dizer, (de acordo com o tal manual) para gostar de Los Hermanos é realmente nessessário louvar couldplay e execrar charlie brown jr.? para gostar de grunge vc tem que se vestir com jeans rasgados e usar camisa de flanela? para gostar de emocore vc tem que se vestir como uma vítima da moda (sem ofença)?

eu, hoje, penso que para gostar de uma banda vc tem que, simplesmente, gostar dela. se a guitarra deu um acorde que te fez arrepiar. se o cantor disse algo que te tocou profundamente. se você se lembra de momentos específicos da sua vida quando escuta a canção. então meu amigo, você foi fisgado pela banda.

e tudo bem que certas bandas tenham afinidades e distâncias. mas isso não é motivo para gostar ou desgostar delas.

como disse o grande Gabriel Garcia Marques nas palavras de seu personagem Florentino Ariza (e quem me conhece sabe que essa é uma das minhas citações preferidas dos últimos tempos) "coração tem mais quartos que pensão de putas".
a frase foi proferida para justificar o amor de Florentino por mais de uma mulher. mas acho que se aplica a tudo na vida.

e haja espaço para radiohead e sepultura nos corações mais sinceros consigo mesmo...

No comments: