8/23/10

Esporte...

Ando escrevendo para a Revista do Círculo Militar do Paraná. Estou fechando agora a terceira edição. Apesar de esporte, tema, em geral, árido, as vezes consigo fazer um texto que me agrade.

Este tem alguns lugares-comum, mas não é de todo mal. Tem um pouco de coração, ao menos:

--


IV Torneio Círculo Militar do Paraná da Associação Paranaense de Basquetebol Máster

Do lado de fora do Ginásio Palácio de Cristal era possível ouvir os silvos produzidos pelo contato dos tênis dos jogadores com o piso da quadra. Junto a eles, os gritos de ordem, euforia ou decepção, acompanhados com os baques secos do ‘quique’ da bola. Um passante qualquer, que não soubesse, poderia pensar que se tratava de um jogo profissional, valendo medalha olímpica. E não estaria tão enganado assim.

O evento em questão era o IV Torneiro Círculo Militar do Paraná, promovido pela Associação Paranaense de Basquetebol Máster, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de maio. Ou seja, os atletas já estão um pouco longe daquela vitalidade dos bons anos. Mas nem por isso fazem dos jogos, hoje, espetáculos menos disputados e competitivos.

Marisa Krieger, Diretora de Esportes de Alto Rendimento do Círculo Militar do Paraná, aponta algumas diferenças para os atletas mais velhos: “os jogos podem até perder em velocidade, mas o atleta, percebendo que não consegue mais correr tanto, começa a fazer um jogo mais estratégico, mais inteligente”. E é justamente o que se vê em quadra.

Tempo de casa

Muitos dos atletas que participaram da competição nas três categorias (25-44, 45-64 e acima de 65 e convidados) jogam no Círculo Militar do Paraná a muitos anos e hoje são afiliados à associação. “O Círculo tem o basquetebol veterano mais tradicional, com atletas com 30, 40 anos de casa, gente que começou com 35 e hoje está com 70 anos” diz Neli Nardi, diretor de basquetebol veterano do Círculo.

Para Narsen Paulo Castro, diretor técnico da Associação, “o movimento veterano oferece uma experiência para o jovem, para que eles não desistam e possam fugir das coisas ruins da vida”. Daí surge uma importância muito maior que o encontro de velhos amigos.

Círculo

A Associação Paranaense de Basquetebol Máster promove vários torneios em vários clubes. Mas como muitos dos atletas são tanto sócios do Círculo, quanto pertencentes à Associação, existe um clima bastante aconchegante.

Dr. José Candido Muricy, presidente da associação, começou sua vida no esporte lá no Círculo, e até hoje é um entusiasta. Muitas doações (como tabelas de vidro) para as quadras são dele, coisa que ele fala meio baixinho, quase com vergonha. O que contrasta com outros momentos, como ao dizer que o time do Círculo de sua juventude foi o melhor que já existiu, não perdia para ninguém, “mas aí eu fui chamado para o Curitibano e ganhamos do Círculo”, diz, encerrando com uma de suas ruidosas gargalhadas.

Jogos

Os times do Círculo Militar do Paraná levaram o primeiro lugar nas categorias 25-44 anos e 45-64 anos. Na categoria para maiores de 65 o vencedor foi o time do Curitibano, deixando o Graciosa para segundo lugar.

Os cestinhas foram André Catarina (25-44 anos) com 47 pontos, Roberto Gela (45-64 anos), Narsen Paulo Castro e Willians Espinarsen (maiores de 65 anos), todos com 38 pontos.

2 comments:

Unknown said...

Anos que não ouço falar sobre este esporte, acredita? Mas logo que comecei o texto e li sobre o som que a sola do tênis faz na quadra, comecei, também, a escutar a bola batendo no aro... over and over again. Engraçado, né?

Unknown said...

Hola Amiguito!
Estoy ocupada con muchas cosas por acá, mi apellido es labor, pero tambien tengo nuevas noticias. Ahora no tengo más twitter y facebook tampoco, pero nos hablamos por correo, que te parece?
Un beso nostalgico!