11/9/07

coisas...

algumas coisas que o mundo poderia passar sem e explicações idiossincráticas:

futebol.

veja bem, não sou contra o esporte. acho que é importante cuidarmos do corpo e, também, admirarmos quem o faz por profissão. mas, ponto 1, acho o esporte em si chato. muita lenga-lenga e pouco acontecimento. sou mais a favor de esportes mais dinâmicos. de qualquer jeito isso não é um problema. o problema todo é, ponto 2, que as pessoas colocam os profissionais desse esporte em uma posição de culto. os salários são obscenos e isso, ao invés de ser reprovado publicamente, é glorificado. uma outra gravidade é o fanatismo dos torcedores. que diferença real tem a vida de uma pessoa se um time perde ou ganha? e qual a finalidade de discutir os melhores times para cá e para lá se isso, ao final, não tem a menor relevância?

sem essa bobagem, com certeza, o mundo seria um lugar melhor.

racismo/sexismo.

por que no mundo um cidadão pode pensar que uma pessoa é melhor ou pior apenas pela aparência. apenas pelo fenótipo? tem tantos casos de gente absurdamente incrível (em ambos os casos, tanto de desviantes quanto de destaques socio-acadêmicos) em todas as cores e sexos e variações sobre esses temas que já surgiram no mundo. todo mundo tem potencial para ser aquilo que quiser ser. então porque as pessoas insistem em olhar umas para as outras e julga-las tão severamente. veja bem, eu não estou falando de preconceito. o preconceito é a base do aprendizado. você pega algo que não conhece e compara com tudo aquilo que conhece e tira disso uma conclusão. o problema é quando se apega demais com o pouco que se conhece. aí sim você tende a ser racista, ou sexista. o legal do mundo é que ninguém é igual a ninguém. abrace as diferenças!

sem essa bobagem, com certeza, o mundo seria um lugar melhor.

3 comments:

said...

Sempre achei o futebol uma bela droga, além de chato, como vc disse, somos obrigados a ser do país do futebol! Tem coisa pior que isso? Sim, as mulatas. E aí entra o segundo item, que aliado ao racismo são definitivamente alguns dos males do mundo, seguramente.

Ser o país das mulatas e do futebol é realmente uma referência no mínimo... pouco profunda. rs. E eu, com a minha cara de árabe, já passei cada uma... que é como se eu visse o Brasil sob a ótica de uma estrangeira. E definitivamente, a imagem não é das melhores.

said...

Tudo é finito nessa vida, não? Ainda bem... a idéia da irreversibilidade ou eternidade são angustiantes.

said...

E trágico como sempre tbm. rs.

Pra mim, o trágico, na literatura toma uma forma bastante estética. Na vida ele é menos fotogênico. rs.