6/7/07

música...

pensando na minha experiência com rádio a pouco tempo atrás, resolvi parar para pensar sobre o que faz uma música ser boa.
acho que não há como não recair, ou pelo menos esbarrar, nas idéias de Walter Benjamin.
Walter Benjamin foi um dos mais brilhantes teóricos da sociedade contemporânea. entre suas idéias estava o fato de que ao se desenvolver técnicas de reprodução industrial para a arte ela estaria perdendo sua aura. que a obra de arte que era única, por não poder ser multiplicada, teria uma aura que lhe garantia o valor de culto. mas ele nunca disse que isso seria problemático. ele falava que seria um processo muito bom para que mais e mais pessoas tivessem acesso à arte, à cultura, no sentido menos antropológico do termo.
essa, pelo menos, é a minha leitura de sua teoria, depois de muito ler e debater esse texto específico que é "A Obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica".
bem, o que eu acho que faz uma música ser boa (na verdade qualquer obra de qualquer tipo de arte) é o fato dela ter alma. não disse que ela precisa ser feita com alma. a alma das coisas surge quando as pessoas interagem com ela.
então, uma música tem alma para mim porque eu sinto que ela tem essa alma.
pegando casos concretos. "Last Goodby" do Jeff Buckley, tem uma das mais maravilhosas almas que eu já pude perceber. mas compreendo que ela não tenha alma para outras pessoas. da mesma forma que a maior parte das coisas que toca nas rádios mainstream não tem alma para mim, mas pode ter alma para outras pessoas.
high scool musical para mim não tem a menor graça. acho hiper produzido e sem graça.
mas faz todo o sentido do mundo pré-adolescentes se identificarem com todo o blábláblá de se sentir incluído ou excluído.
por fim, é muito importante dizer que uma música não precisa ser bem feita para que se sinta a alma dela.
eu, como bom fã de Los Hermanos, sou apaixonado por duas gravações toscas e desafinadas da banda. uma é "Bom Dia" uma baladinha feita no violão por Marcelo Camelo para sua esposa. a melhor gravação disponível é risível. a outra é "Pra Ver Se Cola", que eles estavam brincando de tocar, uma certa vez, e acabaram gravando só o refrão. é tão tosco que um dos dois (provavelmente o Amarante) vocalistas, quando vê que o outro está tocando um solo que nada tem a ver com a música, pergunta 'que isso velho?', ao passo que o outro responde 'não sei' e riem encerrando a gravação que não chega a um minuto.
mas, pelo menos para mim, essas músicas são absurdamente lindas.

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